De Prisão Injusta a Doutorado: A Inspiradora Jornada do Professor Reginaldo Osnildo

O hoje professor do curso de Jornalismo, doutor, cientista da linguagem, jornalista e estrategista de comunicação Reginaldo Osnildo, tem uma verdadeira jornada de superação e perseverança que transformou um passado marcado por desafios em um presente brilhante.

Em sua cidade natal, Florianópolis, mais precisamente no bairro Ribeirão da Ilha, Santa Catarina, na maternidade Carmela Dutra, nasceu um exemplo extraordinário de perseverança. Sua história é uma prova viva de que, independentemente das adversidades, os sonhos podem ser alcançados com determinação e resiliência.

A vida de Reginaldo teve início em Paulo Lopes, em uma infância marcada pela carência material, mas repleta de amor e cuidado materno. Ele relembra carinhosamente: “Eu convivi com a minha mãe até os treze anos, tive uma infância feliz, apesar de carente e de morar na periferia. Eu tinha afeto.”

No entanto, sua vida tomou um rumo devastador quando sua mãe faleceu quando ele tinha apenas treze anos. Esse acontecimento trágico lançou-o em um período obscuro, levando-o ao uso de drogas e ao abandono dos estudos. Reginaldo confessa: “Com treze anos, quando eu perdi ela, eu meio que “despiroquei”, né?”

A ausência de sua mãe e a falta de apoio o levou ao encontro de más companhias e, eventualmente, à criminalidade. Sua vida parecia irremediavelmente perdida.

Não suficiente, Reginaldo se viu em meio a uma situação de homicídio, quando foi incriminado e preso por dois anos. Foi neste período que Reginaldo encontrou uma nova direção, redescobrindo seu amor pela leitura, mergulhando em biografias e apostilas para escapar da realidade penitenciária.

Após dois anos de sua prisão, o verdadeiro autor do crime se apresentou à polícia e Reginaldo, finalmente, recuperou sua liberdade. Foi quando decidiu começar uma nova vida em Garopaba, onde se tornou açougueiro, um trabalho árduo que o ensinou a valorizar cada oportunidade que surgia.

Determinado a alcançar seus objetivos acadêmicos, ele embarcou em uma jornada impressionante. Concluiu o supletivo, passou no vestibular e ingressou no curso de Jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Durante o dia, ele atuava como cobrador, garantindo seu sustento, e à noite, se dedicava aos estudos. Sua rotina intensa era um desafio constante, mas sua paixão pela leitura e seu desejo de ensinar, motivados por como ele havia ensinado sua mãe a ler, mantiveramno firme.

Reginaldo compartilha: “O pouco que eu estive com a minha mãe, ela me provocava bastante para que eu lesse, então eu lia desde o momento em que eu aprendi a ler, ainda com seis, cinco anos… Então essa convivência com a minha mãe talvez tenha me trazido à tona esse desejo de ser professor, tentar fazer pelo outro algo que eu tive pouco tempo feito pela minha mãe e que mudou bastante a vida dela, e a minha.”

Sua determinação e dedicação não conheciam limites. Ele não apenas se formou em Jornalismo, mas também continuou seus estudos, conquistando o título de doutor em Comunicação, um feito extraordinário que reflete seu comprometimento com a aprendizagem contínua.

Hoje, o professor Reginaldo é um exemplo brilhante de como a resiliência e a determinação podem transformar vidas. Sua jornada inspiradora é um testemunho de que, independentemente dos obstáculos enfrentados, o desejo de superá-los e realizar nossos sonhos pode nos levar a alcançar a grandeza. Suas palavras finais ecoam como um lembrete de que modelar as coisas boas é o caminho a seguir: “Pense em quem você quer ser, modele essa pessoa que você se tornará e caminhe em direção a isso, simples assim.” Reginaldo Osnildo é muito mais do que um educador; ele é uma inspiração viva para todos nós.

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!