Bullying: Prevenir é o caminho

O bullying nas escolas é um problema global que afeta milhões de crianças e adolescentes a cada ano. No entanto, a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito mútuo pode desempenhar um papel fundamental na prevenção do bullying e quanto antes começar, melhor.

Em 2020 a UFSC publicou um artigo onde dizia que:

“Em estudo realizado por Sandoval-Ato et al. (2018) com escolares, verificou-se que dos 289 escolares, 20% apresentaram risco suicida e algum tipo de depressão. Daqueles que estavam no topo da escala de bullying,38% tiveram ideação suicida; por outro lado, daqueles que estavam deprimidos, 63% tinham ideação suicida.”

O problema do bullying é muito grave, pois afeta diversos aspectos da vida, incluindo saúde mental, desempenho acadêmico e frequência escolar. Para que o problema seja resolvido é preciso que sejam implantados atividades anti-bullying desde o pré-escolar, moldando assim adolescentes respeitosos e empáticos.

Conversei com a coordenadora do Departamento de Inclusão escolar da Secretaria de Educação e Esportes do município de Laguna, Cristine Guedes, sobre as estratégias usadas em creches do município:

Quais medidas específicas o município implementou para criar um ambiente seguro e livre de bullying para as crianças? R: O Município de Laguna conta com uma equipe multidisciplinar por meio de uma Psicóloga, Assistente Social e Psicopedagoga a disposição das escolas, visando garantir a inclusão de todos os alunos com segurança e um ambiente escolar saudável.

Sabemos que a educação vem de casa também, como a creche incentiva a comunicação aberta entre os pais e a equipe para relatar preocupações relacionadas ao bullying? R: Em casos de bullying na escola os familiares são chamados para uma conversa e a criança e ou adolescene que praticou passar por atendimento da equipe multidisciplinar.

Como os educadores são treinados para reconhecer e lidar com situações de bullying entre crianças pequenas? R: Combater o bullying nas escolas faz parte das políticas de inclusão, uma vez que a criança que é alvo desse ato, acaba perdendo o desinteresse em frequentar a escola e prejudica todo seu processo de aprendizagem. Além da equipe multidisciplinar, todas as escolas contam com o suporte de uma professora de Atendimento Educacional Especializado que tem por atribuição o acompanhamento dos professores e a formação dos mesmos para a inclusão total de todas as crianças.

Quais estratégias são utilizadas para promover a empatia e o respeito entre as crianças desde uma idade precoce? R: A Educação Infantil, assim como as demais etapas de ensino seguem a base nacional Curricular. A Base Nacional Comum (BNCC) e a Educação Infantil contempla dentro de seus campos de experiência competências que exercitam empatia, diálogo, resolução de conflitos, bem como a valorização da diversidade, desenvolvendo todo o campo social da criança.

Existe um currículo ou programa educacional específico para ensinar habilidades sociais e emocionais às crianças? R: O currículo da BNCC. Esse currículo garante o desenvolvimento de habilidades sociais pautadas na valorização da diversidade, alteridade, acolhimento e perspectiva do outro, colaboração, mediação de conflitos, diálogo e convivência.

Existem atividades ou projetos especiais que envolvem as crianças na promoção de um ambiente livre de bullying? R: O respeito, a empatia e bem como a valorização da diversidade fazem parte do cotidiano escolar. Não temos registrado nenhum caso de bullying praticado por nossos alunos do pre escolar até o momento.

Quais são as consequências ou medidas tomadas quando ocorrem incidentes de bullying entre as crianças? R: Se tratando de crianças com idade muito pequena, utilizamos como estratégia reforçar as atividades que contemplam os campos de experiência e as competências que exercitam empatia, diálogo, resolução de conflitos, bem como a valorização da diversidade, assim como o acompanhamento sistemático da criança e da turma a fim de detectar possíveis causas para o problema e poder agir diretamente neles.

Quais recursos ou apoio estão disponíveis para as famílias e crianças que podem ser afetadas pelo bullying? R: Temos uma equipe multidisciplinar com Psicóloga, Assistente Social e Psicopedagoga a disposição da escola e da família vítimas e causadores do bullying.

Cristine também falou sobre a importância das atividades físicas que impõe disciplina “A Educação Física é um ótimo momento para se aplicar atividades de colaboração, atividades em grupo e trabalhar as habilidades sociais de respeito e aceitação do outro como ele é. A disciplina utiliza os objetivos de aprendizagem no campo social para assim desde pequenos aprenderem a tratar a todos com respeito e aceitação.” concluiu a coordenadora.

A capoeira pode ser um dos aliados contra o bullying e preconceito, a Capoeira ensina valores importantes, como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Conversei com o Aluno Graduado Davi Duarte, que da aula pra crianças de 2 anos pra cima inclusive adultos, sobre a ligação entre copeira e as crianças.

Como a capoeira pode contribuir para a construção da autoestima e da confiança das crianças e adolescentes, ajudando a prevenir o bullying? R: A capoeira é uma luta inclusiva, onde todos podem estar desfrutando da sua arte, nao há espaço para fazer exclusão de, raça, gêneros entre outros bullying que possam acontecer, na arte capoeira, não importa se você é magro, gordo em forma, todos treinam, jogam e brincam da mesma forma.

Quais aspectos da capoeira, como a cultura e a música envolvida, podem ser usados para promover o respeito pela diversidade e a inclusão? R: A sua cultura negra traz essa memória de respeito pelos antepassados, que hoje nós capoeiristas mantemos essa hierarquia, a inclusão é em todos os lugares, desde jovens, crianças, e idosos, ainda sim tem muitos praticantes que possuem necessidades especiais, sendo incluso sem diferença alguma, nas músicas que a capoeira canta, traz muitas histórias em seus versos, não é só palavras, e sim oque ela transmite. Buscamos passar para os mais novos o respeito ao próximo, saber lidar com as diferenças, que existe na sociedade.

De que maneira a capoeira ensina habilidades de comunicação e resolução de conflitos que podem ser úteis para prevenir situações der bullying? R: Durante aulas de capoeira, buscamos sempre passar o respeito com os colegas de treino, sem apelidos que possam ofender, sem xingamentos, e compreensão caso não consiga completar as atividades, sempre unidos para que todos possam realizar, as aulas de capoeira promove o aumento da autoestima, confiança em si mesmo, e o companheirismo sem exclusão.

Como você aborda a construção de um ambiente seguro e de apoio em sua escola ou aula de capoeira para que os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas preocupações sobre o bullying? R: sempre conversamos bastante, e todos ficam a vontade para compartilhar oque quiser, caso esteja passando por algum desconforto, e eu notar, com certeza vou chamar e conversar sobre o assunto, pois vou buscar dar o total apoio para que fiquem com o psicológico saudável.

Existem exercícios específicos ou técnicas na capoeira que são usados para melhorar a coordenação motora e a autoexpressão, que podem ser benéficos para crianças que podem estar enfrentando o bullying? Capoeira é uma arte completa, desde o primeiro passo no treino trabalhamos a coordenação motora, o controle do corpo, conforme vai passando o tempo vai se desenvolvendo novas habilidades, e criando a autoestima, autoconfiança e o desenvolvimento cognitivo que é importante para o desenvolvimento da criança que passa por essas situações.

Como a capoeira pode ajudar a promover a empatia entre os alunos, incentivando-os a entender e respeitar as diferenças uns dos outros? R: Capoeira é uma arte inclusiva, trabalhamos sempre em grupo ou duplas, e todas mistas, menino, meninas, branco, preto, magro gordo, incentivamos o respeito e a amizade, sempre mostrando que as diferenças são normais.

Quais são alguns exemplos de histórias de sucesso em que a capoeira ajudou a transformar a vida de alunos que estavam lidando com o bullying? R: conheço de perto, um rapaz que tem o lado esquerdo paralisado, e nas ruas do bairro, na escola era motivo de piadas, e com isso ele ficava triste, tinha vergonha de andar na rua, conheceu a capoeira, começou a viajar ver pessoas com o mesmo problema ou até mais agravados e foi se motivando cada vez mais, hoje treina normal sem sentir vergonha, não recebeu mais risos de piadas e sim aplausos por seu desenvolvimento dentro da capoeira.

Você promove atividades ou programas de conscientização sobre o bullying em conjunto com as aulas de capoeira? Se sim, como essas atividades são estruturadas? R: Sim, as aulas são atividades em grupo para que possam conhecer e compreender as diferenças das outras crianças.

Como os pais ou responsáveis podem se envolver no processo de ensino da capoeira para apoiar seus filhos na prevenção do bullying? R: Vindo avisar o professor caso algum fato já tenha ocorrido, fora ou dentro das aulas de capoeira, daí em diante começa o trabalho para a prevenção.

Sendo assim é indiscutível a importância da atividade física e esportes de consciência na luta contra o bullying, esses esportes, como a capoeira, desempenham um papel crucial na promoção do respeito, da autoestima e na construção de relacionamentos saudáveis entre os jovens, reduzindo assim as incidências de bullying.

É importante que escolas, pais e comunidades incentivem a participação desses jovens em atividades que promovam o respeito mútuo e a construção de relacionamentos saudáveis.

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