Exemplo de dedicação e constância: quem é Mauri Heerdt? 

Conheça a história do reitor da UniSul de Tubarão.

Estudar sempre foi um dos principais objetivos do garoto que cresceu ajudando na plantação de fumo dos pais, no interior do município de São Martinho-SC. Mauri Heerdt, que nunca imaginou entrar na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para estudar, hoje atua na gestão da instituição como reitor.

De família simples, ‘reitor bicho do mato’, como ele mesmo se intitula, Mauri Heerdt está há mais de 30 anos na educação, passando pela docência, coordenações de cursos (presenciais e digitais), gerências e pró-reitorias em instituições de educação básica e superior. Tendo formação em Filosofia, Gestão, Engenharia de Produção e pós-doutorado em Economia/Sustentabilidade pela University of Cambridge. Desde 2017 é Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Escreveu várias obras nas áreas em que se especializou na educação, citadas acima. Atualmente também é conselheiro da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Tubarão), conselheiro do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e diretor da ADVB-SC (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing).

“Quem é de Tubarão conhece bem a antiga rodoviária. O ônibus saia da rodoviária e passava na ponte do Morrotes e passava na frente da UNISUL, um dia eu vim com a mãe de ônibus aqui para Tubarão, era época de Natal e passando em frente a UNISUL, eu perguntei para a mãe: “Que casa é essa?’, e a mãe disse: ‘Aqui se faz faculdade’, na época o nome era FESC, e passou pela minha cabeça: ‘Será que um dia eu vou conseguir estudar nesse lugar?’, contou Mauri. 

Incentivado pelo pai a correr atrás dos seus sonhos, Mauri viu a porta ser aberta por ele e foi em busca de sua carreira profissional. Com intuito de ser padre, Mauri iniciou sua trajetória acadêmica em um seminário, após finalizar o ensino médio da época. Mudanças durante o percurso, Heerdt cursou filosofia e aos 18 anos de idade começou a dar aulas pelas escolas na região de Tubarão.

“Eu tive uma infância de dificuldades, na roça mesmo. Jamais sonhei em um dia ser reitor, por isso que eu sempre digo, sou um reitor bicho do mato, porque literalmente eu nasci no meio do mato. Me criei em condições muito simples, mas de valores muito fortes, de valorizações da fé e do conhecimento, foi nesse ambiente que eu cresci”, expressou o reitor. 

Livros

Junto com a carreira de professor e gestor, Mauri escreveu vários livros. Livros didáticos na área da pedagogia, filosofia, teologia e ética são utilizados pelo país todo. “Uma das grandes alegrias de um escritor é seus livros serem adotados. E eu tenho alguns deles pelas escolas do Brasil. É uma outra forma da gente deixar alguma herança. Um dos livros que meu filho estudou na escola, tinha como referência um livro meu, é uma alegria sem tamanho’”, contou Mauri. 

Vida

Pai de dois meninos, Artur Henrique e Lucas, e esposo de Ana Paula Dalla Rosa, Mauri conta que na jornada de dificuldades da vida, aprendeu algo simples, mas que é de extrema importância. “A sua mente precisa ser preservada acima de qualquer coisa. Quando você entrega a sua mente, o seu pensamento há uma situação, você se torna escravo da ansiedade ou da depressão. Então você tem que preservar a sua mente. É isso que vai fazer com que você tenha a serenidade necessária para seguir o seus caminhos e para suportar todas as diversidades”, explicou. 

“E para manter a mente sã, a mente saudável, o que é imprescindível para mim, é a família. É por isso que eu fiz esse apanhado da mente para voltar a família. Nas maiores dificuldades da minha vida, inclusive nas grandes dificuldades da Unisul, por três anos, quem estava do meu lado para transmitir a serenidade necessária para eu tomar as decisões, mas também para suportar tudo de ruim que vinha, foi a minha família”, disse Mauri. 

Constância 

“Eu acredito que meu pai, minha mãe, minha família e as pessoas que participaram da minha vida, me ensinaram muito o sentido de perseguir aquilo que a gente deseja. E eu desejei muito estudar, e essas funções que eu assumi, elas são grande parte consequência dessa seriedade que sempre tive nos estudos. Esforço e disciplina, é algo que eu sempre falo nas formaturas. Ter disciplina é ter constância naquilo que você deseja”, finalizou Mauri Heerdt. 

Clique aqui e confira uma mensagem especial de Mauri Heerdt. 

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!