Moradores do Bairro Indaial Sofrem com a Falta de Infraestrutura e Má Gestão do Prefeito de Gravatal 

Os moradores do Bairro Indaial, em Gravatal, estão enfrentando uma série de desafios devido à falta de infraestrutura e à má gestão da administração municipal. Os problemas incluem buracos recorrentes no asfalto, falta de água encanada prometida pela empresa Águas Gravatal, ausência de saneamento básico, limitações no serviço de transporte público, promessas não cumpridas de asfaltamento e carência de serviços de saúde e comunicações. 

Imagem: arquivo pessoal

Um dos problemas mais frustrantes enfrentados pelos moradores é a persistência de buracos no asfalto, que não são devidamente solucionados pela gestão atual. A cada chuva, o problema ressurge com maior intensidade, tornando as vias do bairro quase intransitáveis. 

Entrevistei Bruno Vieira, um dos empresários locais, que expressou a frustração dos moradores em relação à situação no Bairro Indaial. Ele destacou que a falta de atenção por parte das autoridades municipais é uma questão crônica, afetando a qualidade de vida da comunidade. 

“Pela parte dos empresários, a gente já está com uma padaria ali há 13 anos, desde quando a gente veio para cá, tínhamos apenas o Clube Pedro Afonso e a Oficina Rato Motos. Hoje, temos um comércio bem estabelecido no bairro. E eu acho que desde que nos mudamos para a padaria nova, dá para contar nos dedos os dias em que eles foram lá olhar o asfalto. E, quando vão lá, eles pegam e só colocam aqueles asfaltos frios, ou jogam areia para tentar tapar. Só que a gente não deixa, né? Eu prefiro ficar com o buraco a tapar com areia para evitar lama. Outra coisa recorrente é como o asfalto ali está todo estragado. Eles vivem passando pela calçada da padaria. Então, a calçada da padaria virou uma via secundária do asfalto. Isso é recorrente, não é de hoje nem de ontem. Já faz muito tempo que a gente está com a padaria ali, e até hoje o problema não foi solucionado. Não é por falta de verba, porque a gente sabe que a verba veio e não foi usada corretamente, e as promessas são grandes. Desde que esse prefeito foi eleito, acho que vi ele uma vez no bairro.” 

 
As promessas de asfaltamento, em particular na região próxima à Escola de Ensino Básica Fernando José Cardoso, até o início do Indaial de Cima, permanecem sem cumprimento, afetando a qualidade de vida dos moradores. 

Além disso, a falta de serviços de saúde é evidente, com a ausência de um cirurgião dentista no posto de saúde da comunidade e a necessidade de deslocamento até o centro da cidade para a realização de exames médicos. 

A falta de correios e serviços de entrega de correspondência e mercadorias, também é um grande problema e torna a vida dos habitantes do Bairro Indaial ainda mais complicada, pois estão distantes, a 13 km do centro da cidade. 

Bruno também ressaltou a importância de resolver questões como saneamento básico e transporte público no bairro. “A parte de ônibus também é bem importante e está faltando ali. Os moradores reclamam constantemente.” 

Além disso, a falta de água encanada, prometida pela Águas Gravatal para o ano de 2023, ainda não foi concretizada, deixando os moradores sem esse benefício essencial por um longo período. A comunidade sofre com a falta de saneamento básico, uma vez que não existe uma rede de esgoto, resultando no despejo de resíduos a céu aberto, o que representa um problema de saúde pública. 

O transporte público também é uma fonte de preocupação, já que os ônibus não cobrem todo o trecho do bairro, e os horários disponíveis não atendem adequadamente às necessidades da comunidade. 

Essa entrevista destaca as preocupações dos moradores e enfatiza a necessidade de ações concretas por parte das autoridades municipais, pois a população está revoltada com essa situação e clamam por medidas efetivas da administração municipal para resolver esses problemas urgentes de infraestrutura.  

A qualidade de vida no Bairro Indaial está sendo prejudicada devido a essas questões não resolvidas, e é fundamental que as autoridades municipais assumam a responsabilidade e atuem para melhorar a situação. 

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!