Radiodifusão em Destaque

Entrevista com Thays Freitas, da Rádio Bandeirantes 

No contexto do evento “Comunicarte,” tive a oportunidade de participar de uma palestra com a Thays Freitas, renomada jornalista da Rádio Bandeirantes. Com uma carreira iniciada precocemente aos 17 anos, ela compartilhou valiosas informações sobre a história do rádio no Brasil e o notável percurso da Rádio Bandeirantes, que se aproxima dos 100 anos de existência. 

Imagem: Rádio Bandeirantes

Thays destacou a importância do “Dia do Rádio,” celebrado em 25 de setembro, e compartilhou uma pesquisa reveladora que aponta que 90% dos brasileiros consomem conteúdo de áudio, abrangendo diversos meios. Dessa estatística, impressionantes 76% acreditam que o rádio se modernizou, e 80% da população mantém seu hábito de sintonizar o rádio de várias formas. 

A Rádio Bandeirantes, com seu rico legado desde a década de 1930, hoje conta com 60 afiliadas espalhadas por todo o Brasil. Thays também ressaltou o sucesso da Band FM, uma das emissoras do grupo Band, que lidera a audiência em seu segmento. 

A jornalista salientou a segmentação do público do jornalismo de rádio, que predominantemente é consumido por homens, enquanto a música tem maior apelo entre as donas de casa. A Rádio Nativa, também faz parte do grupo Bandeirantes, e segue a mesma linha de programação da Band FM, focando no gênero sertanejo. 

Além disso, Thays revelou que aproximadamente 70% da programação da Rádio Bandeirantes é dedicada ao jornalismo, enquanto 30% são voltadas para o esporte. Durante os finais de semana, esses números se invertem, oferecendo uma programação diversificada. 

A entrevista também abordou a representação das rádios no contexto da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), destacando o papel dessa entidade no cenário da radiodifusão. 

Por fim, Thays Freitas discutiu as mudanças no rádio, incluindo a chegada da faixa estendida e os benefícios da nova versão, demonstrando como o meio continua a se adaptar e evoluir para atender às demandas de seu público fiel. A entrevista com Thays Freitas oferece uma visão aprofundada e esclarecedora do mundo da radiodifusão no Brasil e da trajetória da Rádio Bandeirantes, que se mantém relevante e influente ao longo das décadas. 

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!