Professoras criam projetos com o tema Copa do Mundo

Aproveitando a realização da Copa do Mundo Qatar 2022, surgiu a ideia de uma atividade escolar inusitada: um álbum de figurinhas personalizado para as crianças completarem em sala de aula.

Por Anna Luiza Siqueira e Talita Cittadin.

O projeto foi desenvolvido por Seliane Márcia Machado de Souza, professora da escola municipal Gracinda Augusta Machado, na cidade de Imbituba. Ela está trabalhando com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, enquanto a  professora Janete, do 3º ano, também está trabalhando o tema com os seus alunos. 

O intuito do projeto é promover a união, explicou a professora Seliane. “A gente sempre trabalha com projetos durante o ano letivo, como esse ano temos a Copa do Mundo, na minha turma, eu decidi trabalhar com o tema. O sentimento que surge nesse momento de Copa do Mundo, a união, meu principal objetivo é isso, a união, entre os alunos, povos, escola, já que vivemos num momento tão turbulento, em relação à política, religião, gênero, então a gente quer unir mais essas pessoas”, afirmou Seliane. 

Alunos da turma da professora Seliane – Foto: Anna Luiza Siqueira.

A professora teve a ideia de criar um álbum de figurinhas dos próprios alunos, no processo a colaboração da direção foi super importante. “A escola trabalhou junto, alguns alunos ajudaram, a direção que é muito parceira, está ajudando bastante nesse momento. Eu resolvi bater as fotos dos alunos, comprei uma camisa da seleção e trouxe para colocar neles, fizemos as fotos aqui mesmo na escola. Uma professora da secretaria montou as fotos, e então procuramos um local para fazer as figurinhas”, explicou a professora. 

Ela contou que os alunos amaram a ideia, e abraçaram o projeto. “Eles adoram. Todos os dias quando eles chegam, no primeiro momento da aula eles já perguntam; o que vamos fazer hoje sobre a copa? E aí eu já falo: Calma, que primeiro vamos ver os conteúdos. Sempre reservamos uma aulinha, eu trabalho os conteúdos principalmente a aula de português. Na aula de história eu trabalho com as bandeiras dos países, a história da Copa do Mundo, os jogadores e a música oficial”, contou Seliane. 

Alunos com linha do tempo da seleção brasileira nas Copas do Mundo – Foto: Anna Luiza Siqueira.

Segundo especialistas, a troca de figurinhas pode ser um momento importante de interação social e comunicação.

Todo o pátio da escola está sendo decorado pelos alunos da professora Seliane. Bandeiras, estrelas, bolas e cartazes são elaborados durante as aulas reservadas, tudo para deixar toda a escola em clima de Copa.

Aprendendo sobre história da Copa do Mundo

Já a professora Janete, do 3º ano do ensino fundamental, também contou sobre o trabalho realizado em sala com o tema. “Eu trabalho com as duas turmas de terceiros anos do fundamental, e estou desde maio incentivando as crianças a colecionar o álbum da Copa do Mundo. Esse é um trabalho que eu já fiz em outras copas, não é a primeira vez. O resultado está sendo muito bom. Inclusive, terça-feira, todos trouxeram seus álbuns, a maioria tem, aquele aluno que não tem, ele participa da atividade também, da mesma forma. Ontem eu trouxe para a sala de aula, os álbuns antigos, de 1994, 1998, 2002 e o de 2006, esses são os álbuns do meu filho, que ele colecionou desde os 5 anos de idade”, explicou Janete.

Alunos da turma da professora Janete com álbuns de figurinhas da Copa do Mundo Qatar 2022 – Foto Anna Luiza Siqueira.

Com intuito de contar a história da Copa do Mundo e mostrar as diferenças entre os países, a professora Janete desenvolveu uma forma mais dinâmica de trabalhar o tema, encaixando com os conteúdos disciplinares. “É uma forma de mostrar a história para as crianças, eles folheando aqueles álbuns, eles viram os países que participaram naqueles anos, e os que vão participar na Copa do Qatar. É uma forma da criança ter um contato maior com o mundo lá fora, porque ele parece que vive aqui, e só tem Imbituba no mapa. E a partir do momento que ele se depara com outras culturas, vendo as fotos, os tipos físicos das seleções, eles observam a questão racial, o país que só tem loiros, negros, e porque esse continente predomina um tipo de cultura, etnia e afins. É um trabalho muito gostoso de fazer, porque o conhecimento ele se dá de uma forma bem mais ampla”, afirma a professora.

Com tudo, a professora comentou o quanto o assunto é amplo e os alunos gostam do tema. “Eles abraçam o projeto, amam participar. É um projeto interdisciplinar, então trabalho o tema em todas as disciplinas. A gente precisa ter algo que motive diariamente as crianças, e a Copa do Mundo é de 4 em 4 anos, e nós não podemos perder, temos que trazer para a sala de aula”, finalizou Janete.

@a3unisul

Professoras criam projetos com o tema Copa do Mundo

♬ som original – A3Unisul
O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!