A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NOS HÁBITOS LITERÁRIOS DA GERAÇÃO Z

 Como o aplicativo de vídeos de origem chinesa inspirou uma geração focada em tecnologia a voltar a ler.

As redes sociais são um poderoso meio de influência – tanto boa, quanto ruim. Apesar disso, a “rede vizinha” se tornou importante para a influência nos hábitos literários da geração Z. Você sabe qual é ela?

O TikTok surgiu em 2014, com o nome Musical.ly. Em 2017, a empresa foi comprada e se tornou o app que conhecemos hoje. O aplicativo de vídeos curtos oferece uma variedade de ferramentas de edição, além filtros, trilha sonora, gifs, entre outros recursos.

O conteúdo compartilhado na rede social é majoritariamente baseado em tendências e challenges (desafios), mas também há espaço para dublagens, imitações, coreografias e stand-up comedy. 

Com a ascensão de popularidade do TikTok por conta da pandemia, muitas “comunidades” se criaram dentro do aplicativo, e foi nesse contexto que o BookTok cresceu. Os usuários usam a hashtag para compartilhar vídeos de reviews, sugestões de leitura, resenhas, entre outros conteúdos, conta com mais de 92 bilhões de visualizações.

 A CONEXÃO HUMANA ATRAVÉS DO TIKTOK

No Brasil, o crescimento do uso do aplicativo veio durante a quarentena da pandemia de Covid-19. Historicamente, os brasileiros são grandes usuários de novas redes sociais, então não foi uma surpresa que a plataforma fez sucesso, considerando o quanto o usuário pode personalizar sua experiência no app.

Outro fator que auxiliou a popularidade da rede foi o isolamento social, praticado durante a pandemia. A falta de contato humano fez com que as pessoas se voltassem para as redes sociais, e no TikTok, boa parte dos vídeos consiste de um indivíduo falando diretamente para a câmera, como se estivesse “conversando” com o usuário.

Inicialmente, os usuários faziam vídeos falando de seus livros preferidos, ou quais obras estavam em sua lista de leituras futuras. Porém, a popularização dos challenges e das trends (tendências) fez com que a criatividade dos criadores aflorasse.

Por exemplo, a fofoca literária é uma trend na qual a pessoa conta uma história como se fosse algo que aconteceu com ela, para no fim revelar que o desfecho.

@zomerela

não é pra ser exposed então vocês que adivinhem de quem eu to falando #fypシ #goviral #fyp #booktok #booktokbrasil #fofocaliteraria

♬ som original – gabriela
E com certeza os “influenciadores literários” tiveram impacto na indústria! Segundo o relatório Painel do Varejo de Livros, realizado pela empresa Niel e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), os brasileiros consumiram mais livros durante a pandemia. Já em março de 2021, houve um aumento de 38% em relação ao mesmo período em 2020. 

INFLUÊNCIA do tiktok NO MERCADO LITERÁRIO E DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA

Segundo dados do TikTok, 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet imediatamente depois de vê-lo na rede social. Com o crescimento do hábito de leitura causado pelo aplicativo, as editoras e livrarias vêm se adaptando para atender o público. Livros que não foram lançados no Brasil estão tendo seus direitos comprados e obras que já estavam no mercado estão recebendo novas versões. Além disso, muitas livrarias montam estantes específicas para destacar as obras que têm feito sucesso na rede social. 

Em entrevista com o site jornalismorio.espm.br, Liv Gonçalves, criadora do Livresenhas no Tiktok e em outras redes sociais, afirmou que a quarentena impulsionou o hábito de leitura, e acrescentou que a ascensão do BookTok é a “prova viva” que o problema da falta de leitura dos jovens nunca foi o hábito em si mas sim a acessibilidade, visto que livros físicos no Brasil são caros.

Além disso, ela também associou o aumento de leitores à popularização de métodos mais baratos em comparação com comprar exemplares físicos novos, como assinaturas do Kindle Unlimited, trocas de livros em sebos ou sites e também o fato de várias obras já estarem em domínio público. 

@paolaaleksandra

Os livros mais famosos dessa plataforma estão BOMBANDO no esquenta da Black Friday do Submarino! Corre aproveitar 💙 • Publi #livros #booktok #livroscheck #livrosfamosinhosdobooktok #book #livroscheck

♬ som original – Livros e Fuxicos

Editora: Cibele Souza

Texto: Luiza Teixeira

Vídeo: @zomerela e @paolaaleksandra

Áudio: Entrevista por Cibele Souza

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!