Entenda como funciona o mercado de criptomoedas

As moedas digitais ganham ainda mais espaço de forma rápida no mundo inteiro.

O mercado de criptomoedas vem sendo uma grande sensação nos últimos anos. Muitas pessoas estão se digitalizando, e de forma rápida, começam a comprar diversas moedas digitais. A mais famosa delas é o Bitcoin.

Esta nova classe de ativos do mercado está atraindo diversas pessoas do mundo inteiro, e, mais em especialmente, os jovens acima de 18 anos. Mas, o que são e como funcionam as criptomoedas?

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais, e de forma mais direta, é dinheiro. Além de ser digital, ela não é emitida por nenhum governo como é com o Real, moeda oficial do Brasil.

Como não é um dinheiro emitido pelo governo, também não depende de bancos para verificar e confirmar transações. A primeira criptomoeda foi o Bitcoin, criada em 2009. Grande parte do interesse em criptomoedas é a negociação de mercado visando o lucro, com especuladores às vezes impulsionando os preços até as alturas.

Exemplos de criptomoedas

Bitcoin: O Bitcoin foi a primeira criptomoeda e continua a ser a mais negociada. A moeda foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto, que acredita-se ser um pseudônimo para um indivíduo ou grupo de pessoas cuja identidade exata permanece desconhecida.

Ethereum: Desenvolvida em 2015, o Ethereum é uma plataforma blockchain com sua própria criptomoeda, chamada Ether (ETH) ou Ethereum. Depois do Bitcoin, é a criptomoeda mais popular.

Litecoin: Esta moeda é semelhante ao bitcoin, mas tem evoluído mais rapidamente para desenvolver inovações, incluindo pagamentos e processos mais rápidos para permitir mais transações.

Ripple: O Ripple é um sistema de livros distribuídos fundado em 2012. O Ripple pode ser usado para rastrear diferentes tipos de transações, não apenas criptomoedas. A empresa por trás da moeda trabalhou em cooperação com vários bancos e instituições financeiras.

Como funciona e para que servem?

As criptomoedas são executadas em um livro público distribuído chamado blockchain, um registro de todas as transações atualizadas e mantidas pelos detentores das moedas.

Unidades de criptomoedas são criadas por meio de um processo chamado mineração. Isso envolve o uso de um computador potente para resolver problemas matemáticos que geram moedas.

Além disso, as criptomoedas podem ser usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico. As três principais funções são servir como meio de troca, reserva de valor e como unidade de conta.

O que é mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoedas é o método de verificar transações de criptoativos na blockchain usando para isso computadores super potentes.

Nesse sentido, para que a mineração aconteça, os supercomputadores especializados precisam resolver problemas complexos que irão incluir novas transações no blockchain.

No entanto, o grande problema é a grande quantidade que consome de energia. Em países com alto custo de energia elétrica, a mineração se torna pouco viável, visto que os computadores consomem muito enquanto são operados.

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!