Antigamente, era comum a procura por contatos de restaurantes em listas telefônicas e em cartões de visitas. Hoje em dia, essa informação não fica nesses objetos que iriam para o fundo da gaveta, mas nas mãos de muitas pessoas – nos celulares. Esses dispositivos já carregavam números de estabelecimentos na internet, mas algo ainda mais prático foi desenvolvido: os aplicativos de delivery (entrega).
Os programas de delivery podem ser contratados por diversas empresas e, por isso, oferecem uma grande variedade de produtos para seus consumidores. O cliente pode pedir sua refeição sem sair de casa e sem falar ao telefone. Basta acessar o programa, solicitar a mercadoria desejada e realizar o pagamento. Em contra partida, a empresa ganha visibilidade e evita que suas linhas telefônicas fiquem congestionadas.
No Estado de Santa Catarina, o sucesso desse tipo de serviço alcançou muitas localidades e aplicativos locais foram desenvolvidos. Em Tubarão, o Farol Shopping oferece o serviço, chamado “Meu Farol”, em que comercializa produtos de empresas que estão instaladas na sua praça de alimentação. Na capital, Florianópolis, a startup “Delivery Much” se destacou na pandemia de Coronavírus e apareceu no ranking “Força de Marca”, sendo um dos apps mais usados para pedir comida – Joinville também utiliza bastante o serviço da corporação mencionada.