Alunos do último semestre de psicologia iniciam projeto durante isolamento

Em um momento de isolamento social, é natural que as dificuldades emocionais se exacerbem e apareçam alguns sintomas ligados a esses aspectos. Pensando nisso, o Grupo Anima está implantando juntamente com os alunos do décimo semestre de psicologia da Unisul, um projeto de acolhimento psicológico que iniciará seus atendimentos no final de maio. 

Solange Zanatta Piva, coordenadora do curso de psicologia, explica que as pessoas que se cadastraram no sistema Minha Unisul, receberão uma ligação dos alunos, onde terão 50 minutos disponíveis para serem ouvidas, acolhidas e orientadas. Se durante a avaliação eles perceberem que há uma necessidade de tratamento e não simplesmente de acolhimento, essas pessoas serão encaminhadas para serviços da rede municipal ou para serviços profissionais. 

O atendimento é interno, dando prioridade para alunos e profissionais da universidade, mas, na ausência dessas pessoas, serão atendidas as demandas do Grupo Anima e farão os encaminhamentos necessários. A coordenadora conta que os profissionais estão se qualificando enquanto supervisores de estágio, e também organizando e qualificando os estudantes. “Já verificamos todo o sistema de atendimento, para ter uma segurança do uso de uma ferramenta online”, conta Solange. 

Andrea Volpato Wronski, professora e psicóloga clínica, explica que esse projeto é de fundamental importância porque é uma oportunidade de prepararem os alunos para escutas emergenciais em situações de crises e emergências. “Mais do que compensação de horas, nosso foco é oportunizar para os alunos uma prática que sem uma situação de emergência eles não teriam como realizar”. 

A psicóloga conta que a pandemia não necessariamente é geradora de dificuldades emocionais, mas que pode sim desencadear. O isolamento social também pode servir como gatilho para dificuldades emocionais que as pessoas já possuem, mas que conseguem manter sob um certo controle.

Para ela, a principal “dica” é identificar a origem do sofrimento;  entender que isso faz parte da vida e que não é preciso negá-lo. O monitoramento da alimentação e do sono também são fatores importantes: manter uma distribuição adequada de atividades e rotina quando se está em home office é algo fundamental. “E, o mais importante, proteja-se! Use máscara, lave as mãos, manifeste seu amor para quem você ama. Não deixe para amanhã o amor, o abraço virtual, a declaração, a gratidão… e o perdão quando necessário”, finaliza Andrea.

Por: Silvana Maurílio

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!