Free + premium é um modelo de aquisição que separa o produto ou serviço em versão gratuita e paga. Assim, os usuários da versão gratuita têm acesso limitado em alguns recursos de um produto, enquanto os usuários da versão paga (premium) tem maior acesso.
Essa é uma das estrátégias de um produto, utilizada para chamar a atenção do público, fornecendo algo útil e gratuito, e ao mesmo colocando anúncios e vantagens que você terá usando aquele serviço pago.
Na década de 80, empresas de tecnologia já usavam esse recurso, oferecendo versões limitadas de seus softwares, por um tempo determinado.
O Freemium dá a chance de pessoas conhecerem o que você está vendendo, sem precisar pagar por isso.
É umas das maiores estratégias para o aumento de receita em aplicativos móveis.
Como ele se torna algo rentável nos games
Os criadores de jogos gratuitos acreditam, que colocar a opção freemium, pode cativar o jogador e fazer com que ele compre itens no game, a opção tem sido muito lucrativa, e muitas empresas já estão aderindo a este formato, porém, é necessário alguns cuidados, não obrigue o jogador a pagar o recurso, dê opções que lhe façam aderir o produto de uma forma orgânica.
O que é vendido no formato freemium:
- Elementos que aceleram construções, eventos e etc;
- Itens visuais que tornam o seu personagem diferenciado;
- Personagens especiais que dão um retorno maior de ações;
- Itens de proteção;
- Itens de magia, poderes especiais;
- Veículos, armas, escudos;
Segundo o portal IGN Brasil, o país é o 13º maior mercado de games do mundo e o segundo maior da América Latina, com US$ 1,6 bilhão, ficando atrás do somente do México que corresponde a US$ 1,8 bilhão.
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