Poesia do cotidiano: a arte de falar (e ouvir)

De acordo com o renomado escritor brasileiro, Oswald de Andrade, a poesia nada mais é que a “descoberta das coisas que nunca vi”. Mas, e se nunca tivéssemos ouvido?

Próximo a 20ª semana de gestação, os ouvidos dos seres humanos já estão desenvolvidos e o bebês são capazes de identificar sons e vibrações do corpo materno. A audição é parte fundamental para o processo de fala dos recém-nascidos, que, por volta dos oito meses (dependendo da criança pode ser antes ou depois), emitem os primeiros “papá” ou “mama”, por exemplo.

Para quem não escuta, a arte da fala pode talvez nunca ser alcançada através da voz, mas isso não significa que tais pessoas não possam se comunicar. Segundo uma divulgação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, cerca de 10 milhões de pessoas possuem dificuldade de audição no país, onde 2,7 milhões delas, são totalmente surdas. Do total, apenas 22% das pessoas sabem usar a linguagem de sinais para se comunicar.

Visando a democratização na comunicação entre as pessoas surdas da cidade de Laguna (SC), a Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos (Alpas), realizou em setembro de 2023, o 5º Encontro de Surdos na cidade.

O evento foi realizado no auditória da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizado no município catarinense. O evento foi acessível para surdos e não surdos, usuários ou não da Língua de Sinais. Professores e intelectuais participaram para discutir questões pertinentes ao ensino, direitos e progressos sobre a comunidade surda.

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!