O TikTok foi a plataforma que mais cresceu durante a pandemia e fez com que outros nichos migrassem para a “queridinha” da Geração Z.
Para além das músicas que são como um grude na cabeça, o TikTok tem um grande poder de influência e transformação que muitas pessoas ainda não percebem: os consumidores recebem uma grande quantidade de conteúdo todas as vezes que fazem o seu acesso e o algoritmo, assim como em qualquer outra plataforma, favorece filtrar aqueles vídeos que são de mais interesse do usuário e os adiciona na “For You”, a página inicial que muda de um usuário para o outro, mas é assertiva de acordo com os gostos pessoais.
Os lados e a influência do TikTok
É aí que surge o termo dos “lados” do TikTok. A partir das interações, a plataforma insere o consumidor em um “lado” específico e entrega apenas conteúdos que são parecidos com aqueles que ele interage. Um dos que ficou mais famoso foi o Booktok, que é o lado literário da rede. Os criadores de conteúdo desse lado são os Booktokers, e focam na criação de vídeos curtos -característicos da plataforma- sobre indicações, resenhas e, claro, trends!
O crescimento da hashtag Booktok foi evidente dentro da plataforma, mas o mais relevante é que os Booktokers causaram visibilidade fora das telas também! É comum observar, inclusive, prateleiras nas livrarias dos livros mais famosos da rede e editoras enviando edições para os influenciadores divulgarem, mostrando o quanto elas já perceberam que esse fenômeno tem resultado.
Além de uma ótima oportunidade de trazer mais destaque para a influência das plataformas digitais, incentiva a leitura para as gerações mais jovens através da identificação!
Confira alguns perfis de Booktokers
Karine Leôncio, do @kabooktv
Liv Resenhas, do @livresenhas
Tiago Neiva, do @theagoneiva
Pam Gonçalves, do @apam_goncalves