Cáritas Diocesana: entidade de promoção e atuação social atende mais de 300 famílias de Tubarão e região

A Cáritas Internacional, conhecida como Caritas, é uma confederação de 167 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. Em Tubarão, foi criada em 1960 para atender as necessidades das pessoas em situações de vulnerabilidade social e acompanha mais de 300 famílias mensalmente.

Sem fins lucrativos, a entidade é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e procura fazer com que os atendidos se destaquem no mercado de trabalho e se desenvolvam, dentro de suas condições. “O nosso objetivo é dar atenção total à pessoa e à vida humana e deixar que caminhem com as suas próprias pernas”, destaca o coordenador, Murilo Medeiros.

Além disso, a Cáritas atua junto às pastorais e movimentos que trabalham na linha de formação para a cidadania, especialmente na linha de políticas públicas e controle social, promovendo e fortalecendo iniciativas de geração de trabalho e renda, realizando campanhas e mobilizações em catástrofes e firmando parcerias com entidades públicas ou privadas. “Nós também trabalhamos com as questões relacionadas à Constituição e às leis. Temos uma escola de fé e política que discute temas ligados aos direitos e deveres do cidadão. As pessoas precisam agir, além de orar”, enfatiza Murilo.

Famílias recebendo donativos da Cáritas Diocesana

Na Diocese de Tubarão há distribuição de cestas básicas, roupas, confecção de currículos e uma casa de acolhida utilizada, principalmente, pelos imigrantes. Na casa de acolhida, além de oferecer alimentação, roupas, luz, água e gás, é realizado o trabalho de regularização da documentação brasileira junto à Policia Federal.

A importância da responsabilidade social da entidade é colocar em prática aquilo que Jesus e o evangelho ensinaram. “Cumprimos o nosso papel social a partir da doutrina da Igreja. Mudamos realidades, realizamos sonhos e fazemos as coisas acontecerem”, complementa o coordenador.

As pessoas que desejarem contribuir para as ações da Cáritas, podem se tornar voluntários. No momento a entidade precisa de advogados, psicólogos e assistentes sociais. A sede fica na Cúria Diocesana de Tubarão, Rua Senador Gustavo Richard, nº 90, Centro e o contato poderá ser realizado pelo telefone (48) 99927-2563 ou pelo e-mail caritasdiocesanatb@gmail.com.

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!