Transição alimentar: Dificuldade para encontrar alimentos prontos

Se tornar um adepto ao vegetarianismo ou vegetarianismo, de início não é uma tarefa fácil, a transição alimentar precisa ser estudada, para assim encontrar uma forma saudável para entrar nesse movimento, conversado com adeptos a esse estilo de vida, foi explanado sobre a dificuldade de encontrar alimentos sem nenhuma origem animal.

Luan Santiago que se tornou ovo-lacto-vegetariano ainda no ensino médio, estudava em período integral. Fazia a refeição mais importante do dia na escola, ele conta que foi quando passou maior dificuldade para se alimentar adequadamente. “A escola não oferecia opções vegetarianas e veganas, me obrigando a comprar comida fora da escola ou se não tivesse dinheiro, ficar sem comer.”, declara Luan.

Na Fila do Pão

Para a proprietária da empresa Na Fila do Pão, Maria Luiza Soares de Oliveira, conhecida como Malu, vegana há quatro anos, também nunca foi fácil encontrar em estabelecimento comidas prontas para consumo. Foi então que surgiu a ideia de produzir pães veganos e vegetarianos usando a fermentação natural.

Incluída em uma família que já trabalha no meio gastronômico, foi estudar gastronomia e morar sozinha em Curitiba, e com a necessidade de produzir suas próprias comidas ela começou a estudar sobre pães com fermentação natural, principalmente no livro Larousse dos Pães. Em agosto de 2017 ela voltou para Imbituba, após desistir da faculdade e começou a produzir e vender seus pães sob encomenda, ela conta que no início os clientes eram escassos e muitas da vezes vendia para aquelas pessoas que adotam uma alimentação mais leve, mas não participam do movimento vegano.

O seu cardápio é recheado de opções veganas, como pães de fermentação natural, com os mais variados recheios, rolinho de canela, cookie de chocolate, bolo amanteigado, entre outros. O diferencial da Na Fila do Pão é que cada dia são vendidos produtos diferentes. As encomendas podem ser feitas Instagram @nafiladopa0 e as entregas são realizadas na cidade de Imbituba.

Receita pão de alho-poró da Na Fila do Pão

Rendimento:

1 pão de 600g

Ingredientes:

Farinha de trigo orgânica 250g (pode usar uma parte de farinha integral)
Sal marinho 8g
Fermento natural (levain) 60g (pode substituir por 20g fermento biológico fresco)
Água
Alho-poró orgânico 1 unidade
Azeite de oliva 20g mais o suficiente para refogar

Preparo:

Refogue o alho-poro no azeite e reserve. Em um bowl coloque a farinha e o sal. Abra uma cova no centro e vá misturando a água, o azeite e o levain. Despeje sobre uma bancada enfarinhada e sove até a massa ficar lisa e elástica.

Devolva a massa para o bowl enfarinhado e cubra com um pano úmido, deixe descansar por 1 hora para o fermento começar a agir. Após a primeira fermentação concluída, abra a massa em uma bancada levemente enfarinhada e recheie com o alho-poró já frio. Modele o pão no formato desejado e coloque na forma para começar a segunda fermentação.

Se você for usar o fermento natural, o crescimento do pão vai variar conforme a temperatura ambiente, podendo levar mais de 3 horas para atingir o tamanho e a acidez desejada. Caso esteja usando o fermento biológico fresco o tempo do crescimento é de 1 hora.

Pré-aqueça o forno em 300°C. Pincele azeite ou peneire farinha de trigo em cima de seu pão e faça incisões com lâmina ou faca bem afiada. Asse por aproximadamente 35 minutos, ou até que seu pão esteja dourado. O recheio de alho-poró pode ser substituído por tomate seco, ervas frescas, azeitonas ou outro de sua preferência.

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!