Consumo de carne afeta o meio ambiente

Comer carne deixa marcas. Evidentemente, em forma de impactos ambientais. Maior produtor nacional de suínos e segundo maior de aves, Santa Catarina ocupa o 13º lugar na produção brasileira de bovinos.

É fato que dietas vegetarianas encontram cada vez mais adeptos em todo o mundo, mas é verdade também que algumas pessoas simplesmente não querem ou não conseguem parar de comer carne.

A pecuária representa uma das atividades humanas mais impactantes para o meio ambiente, consumindo grandes quantidades de água, grãos, combustíveis fósseis, pesticidas e drogas.

Esta atividade é também a principal causa por trás da destruição das florestas tropicais e outras áreas naturais, além de grande responsável por outros impactos ambientais, como o efeito estufa.

Pecuária em Santa Catarina

Maior produtor nacional de suínos e segundo maior de aves, Santa Catarina vem expandindo o desempenho em gado para corte. O Estado ainda ocupa o 13º lugar na produção brasileira de bovinos, conforme dados da Epagri.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o setor de produção animal é um dos dois ou três maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais, em todas as escalas da local à global.

O Professor e Veterinário Joares May Júnior discorda, para ele “comer carne por necessidade não afeta o meio ambiente, mas sim o consumo exagerado”.

O vegetarianismo vai além das ideologias relacionadas à vida dos animais, e não é de hoje que cientistas que estudam o meio ambiente e o clima afirmam que a ingestão de carne está ligada às grandes emissões de gases para a atmosfera, contribuindo com o aquecimento global e suas inúmeras consequências.

Deixe um comentário

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!