Como a indústria de calçados prejudica o meio ambiente e como podemos mudar? 

Nesta matéria, farei uma análise sobre a indústria de calçados, os problemas com materiais insustentáveis e desperdícios. Além disso, também mostrarei as mudanças positivas que estão sendo implementadas em benefício do meio ambiente. 

Quando pensamos em um guarda-roupa sustentável, o foco recai sobre o fast fashion. Mas e os calçados que usamos? Embora sejam feitos para nos acompanhar, é a jornada da fábrica até o nosso pé que traz grande preocupação, dado que inúmeras fábricas causam enormes danos ao meio ambiente. 

Atualmente, mais de 20 bilhões de pares de calçados são fabricados ao redor do mundo. Um estudo da Quantis mostra que a indústria é responsável por 1,4% das emissões globais de gases do efeito estufa, provenientes da cadeia de produção e dos materiais utilizados. Por isso, surgem alternativas como palmilhas de casca de coco, solas de cortiça e couro vegano de maçã, que são menos prejudiciais. A indústria da moda é responsável por até 10% das emissões de carbono anuais. Ao compararmos com outras indústrias, como a da carne que é responsável por 14%, percebemos a necessidade de mudanças significativas. 

Indústria 

Como mencionado, cerca de 20 bilhões de calçados são produzidos no mundo anualmente, e aproximadamente 300 milhões são descartados. Embora possam ser reciclados, geralmente não são. A maioria é feita de material insustentável, incluindo plástico, cola e couro, que demandam muitos recursos para serem produzidos e não se decompõem facilmente. Isso significa que uma grande parcela desses produtos pode levar até 1.000 anos para se decompor em aterros. 

A fabricação de calçados exige a queima de combustíveis fósseis para energizar as fábricas, liberando gases de efeito estufa. A indústria da fast fashion é uma das principais responsáveis por esse impacto. 

Couro e Plástico 

Em 2021, o couro respondeu por 33% das vendas de calçados, e a demanda da indústria tende a crescer à medida que o consumo aumenta globalmente. 

De acordo com a organização não governamental PETA, o processo de fabricação do couro representa um grande risco. Criar animais para obter suas peles exige muitos recursos. Os resíduos gerados podem contaminar a água, contribuir para a erosão do solo e são responsáveis por entre 7% e 18% das emissões globais de metano. 

O plástico também é um componente problemático na indústria. Segundo a National Geographic, 47% dos calçados são feitos de borracha ou plástico. 

Um Futuro Mais Sustentável

Vivemos em uma era em que é possível entender o impacto dos materiais no planeta. Felizmente, essas descobertas ocorrem em um momento em que pesquisa e tecnologia podem criar soluções que reduzam esse impacto. 

Uma dessas soluções é investir em alternativas duráveis e acessíveis ao couro e plástico. Materiais à base de plantas, reciclados e biodegradáveis representam algumas das opções para um futuro mais sustentável na indústria do calçado. 

Esta jornada rumo à sustentabilidade exige diversas tentativas, erros, adaptabilidade e paciência. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas já demos grandes passos adiante.

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!