O “boom” do meio ambiente

“Menos é mais”, aposto que você já ouviu essa expressão, representa o minimalismo e retrata a ideia do estilo de vida hoje considerado aesthetic que basicamente é: com menos cacarecos em nossas vidas podemos ter mais tempo e energia para as coisas que realmente são importantes.

Você também pode pensar no cenário da moda, para aqueles que são adeptos ao estilo comfy, a menor produção pode levar a looks leves, confortáveis e estilosos.

Mas entre os inúmeros pensamentos que podem passar pela sua cabeça ao ler essa expressão, aposto que a última coisa é sobre o meio ambiente.

Vivemos em uma época em que as questões ambientais não podem ser ignoradas. Chuvas, tornados, ciclones e até mesmo tsunamis meteorológicos assolam nossa região.

Nosso planeta está passando por constantes mudanças climáticas catastróficas e perdendo cada vez mais a biodiversidade. As mudanças climáticas são uma ameaça real e global. Recentemente o Rio de Janeiro registrou uma sensação térmica de 50°C e isso é um aviso do que ainda está por vir, não devemos ignorar esses sinais.

Precisamos de planos para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e redução no valor de fontes de energia renovável. A transição para uma economia verde é um passo necessário para mitigar os impactos das mudanças climáticas, mas infelizmente muito limitada para o brasileiro de média e baixa renda, já que a mudança para a energia verde pode bater na casa dos dez mil reais para mais.

Outro fator de importância extrema e que hoje é visível ver seu desequilíbrio é a biodiversidade. A destruição de habitats naturais de animais, a exploração totalmente irregular e desenfreada de recursos tem levado a uma diminuição alarmante na variedade de espécies.

A extinção de plantas e animais não apenas compromete a estabilidade dos ecossistemas, mas também ameaça à segurança alimentar e a saúde humana. O papel da conscientização individual está cada vez mais utópico, cada cidadão desempenha um papel na preservação do meio ambiente e mesmo que na minha roda de amigos apenas eu pense nisso, é um passo para a evolução e preservação do planeta.

Tendo em vista que pontos que já tornariam o mundo um pouco melhor, como a redução do consumo excessivo, a reciclagem ativa e a escolha de produtos ecologicamente sustentáveis, são maneiras tangíveis de contribuir para um futuro mais verde.

Em apenas UMA peça de jeans você gasta cerca de DEZ MIL litros de água, para fazer o jeans é necessário algodão e para obter o algodão fazendeiros usam fertilizantes e pesticidas tóxicos para poder cultivar, e usa-se 10m² de uma plantação de algodão para fazer um par de jeans. Falando sobre o consumo de carne de animal, uma porção de 120g de carne bovina usa em média 1.800 litros de água, além das consequências da criação de gado, já que o consumo desenfreado da carne, aliado a ganância de muitos agropecuaristas, tornam-se uma bola de prejuízo, trazendo desmatamento a torto e a direito.

Não estou falando em “nossa precisamos, agora jogar fora todos os jeans do guarda-roupa ou parar de comer carne e jogar tudo do meu freezer no lixo”. Não, estou falando aqui em diminuir o consumo desses elementos, afinal, não estou tão alienada a ponto de pensar que é isso e pronto, sei que para sair do “comum”, mesmo que o comum seja uma bomba relógio prestes a explodir, demanda uma certa quantidade de dinheiro que a maioria não tem.

Por isso ressaltar a importância do “auxílio” do governo nesse quesito, impostos altíssimos, taxas de juros maiores ainda e o salário cada vez mais mínimo mesmo em contrapartida da taxa de inflação, sem contar com a baixa fiscalização do meio ambiente, pois hoje o capitalismo comanda tudo, e se dá dinheiro, pra que se preocupar com meio ambiente, não é mesmo?

A implementação de políticas ambientais eficazes deve ser para ontem, precisamos de leis rigorosas para a proteção ambiental e a fiscalização delas, porque não adianta nada criar uma lei e não nos atentarmos em seguir, pensando que o meio ambiente é algo infinito, porque NÃO É.

Cobrar as empresas também é nosso papel, elas têm a responsabilidade de adotar práticas sustentáveis. A incorporação de estratégias de responsabilidade ambiental como a redução de resíduos e a implementação de cadeias de suprimentos ecologicamente sustentável para tentar ao menos diminuir o impacto negativo das atividades empresariais no meio ambiente.

Precisamos agir agora para garantir que nossos filhos, netos, bisnetos herdem um mundo um pouco menos apocalíptico.

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!