Imbituba monta ações com caminhoneiros para evitar propagação do Covid-19

Para evitar a entrada de caminhoneiros contaminados com o Covid-19 em Imbituba, a secretária de saúde da cidade, montou hoje (18) três pontos de triagem para os motoristas. O primeiro local estratégico fica na Av. Renato Ramos da Silva, por lá encontra-se uma barreira feita por policiais que direcionam os motoristas para o Trevo Norte, nesse segundo ponto tem uma equipe formada por enfermeiros, fiscais sanitários e agentes comunitários de saúde. Além do Trevo, os caminhoneiros também recebem o atendimento desses mesmos profissionais da saúde em um posto de combustível em Arroio.   

Apenas com a triagem feita por esses profissionais de saúde, no Trevo ou no posto de combustível no Arroio, que os caminhoneiros podem entrar em Imbituba. Nesses locais é feito uma série de questionamentos e apuração da documentação do veículo. Caso o motorista tenha alguma suspeita de estar contaminado ele é encaminhado para a unidade de saúde mais próxima, caso contrário recebe uma folha de liberação para transitar na cidade.

Até o momento, apenas dois motoristas estavam com sintomas e foram encaminhados, por meio do carro da secretaria de saúde de Imbituba, até a unidade de saúde em Nova Brasília, local escolhido por estar com dois médicos em plantão. Os homens passaram pelo atendimento e logo depois foram liberados. Os casos que apresentarem algum tipo de gravidade serão encaminhados direto para o hospital da cidade.

De acordo com a gerente da vigilância de Saúde em Imbituba, Joana de Fatima Nascimento, essa foi uma das maneiras encontradas para impedir que o vírus se propague rápido pela cidade, pois por ser uma cidade portuária, Imbituba recebe pessoas de todo o país. Além dessas barreiras fixas, outras equipes moveis estão pela cidade para cumprir o decreto do governo estadual, no qual determina o fechamento de comércios não essenciais, como academias, lojas de roupa e etc.

Essa ação com profissionais de transporte de carga para evitar a propagação da Covid-19 em cidades que também possuem um alto fluxo de pessoas, não é vista com o mesmo cuidado como em Imbituba. O caminhoneiro Claudinei Antonio saiu hoje pela manhã de São Paulo com o destino ao Pará, até o momento na estrada não passou por nenhum tipo de barreira ou triagem, segundo ele: “Encontra-se tudo normal”.

Eliandra Custodio, trabalha com o cadastramento e liberação dos motoristas na triagem de um terminal portuário, em Itapoá, cidade na região nordeste de Santa Catarina, segundo ela nenhuma ação rigorosa tem sido tomada até o momento, apenas a entrega de álcool em gel e máscara para alguns motoristas. Porém após a confirmação de um caso na cidade a situação pode ser alterada.

Por Vinícius Pacheco da Rosa

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!