Programa de Pós-Graduação da Unisul promove Seminário Internacional Imaginário e Memória

O evento de caráter cientifico iniciou ontem e encerra na quinta-feira, no auditório do bloco Cettal, campus de Tubarão da Unisul. Com a presença de palestrantes nacionais, o seminário tem como público-alvo pesquisadores, docentes e alunos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, e graduação. Essa é uma iniciativa da linha de pesquisa Linguagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina em parceria com cursos de graduação correlatos.

Os responsáveis pela coordenação das atividades propostas fazem parte de dois grupos de pesquisa, Mario Abel Bressan Junior (Memória, Afeto e Redes Convergentes), e Heloisa Juncklaus Preis Moraes (Imaginário e Cotidiano). Além das palestras o evento também reunira durante a tarde pesquisadores de todo o Brasil para apresentação oral de seus trabalhos, são cerca de 45 propostas aprovadas. Os assuntos discutidos pelos alunos participarão de uma mesa redonda com outros professores da área, nos dias 11 e 12/03. Mario Abel ressalta que os acadêmicos terão a oportunidade de assistir a apresentação de outros estudantes, o que fortalece ainda mais a busca pelo aprimoramento dessas pesquisas.

A palestra de abertura foi com o jornalista Juremir Machado Da Silva. Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Sociologia – Université Paris Descartes (1992) e doutorado em Sociologia – Université Paris V René Descartes (1995). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, sociologia da mídia e sociologia do imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação, história e tecnologia. Durante a apresentação Juremir provocou os presentes a discutirem as diferenças de “Memória” e “Imaginário” para cada pessoa. Além de expressar as mudanças causadas nessa teoria com a chegada das novas tecnologias.

A professora Heloisa Juncklaus explica que a escolha dos palestrantes foi por serem pessoas conhecidas no meio dos grupos de pesquisas, inclusive são autores de livros sobre as teorias de Imaginário e Memória. Além de Juremir o evento conta com a participação de outros especialistas na área de pesquisa: Christina Ferraz Musse, Cristiane Finger Costa, Francisco Antonio Pereira Fialho, Graziela Brunhari Kauling, Rogério de Almeida e Rosane Gonçalves Nitschke.

Deixe um comentário

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!