“Emergência climática” é a Palavra de 2019

O dicionário Oxford elegeu o termo “emergência climática” como a Palavra do Ano de 2019. Todos os anos a editora britânica elege palavras que tiveram grande importância e notoriedade no cenário social e histórico durante o ano. Para chegar a decisão, um júri decide quais palavras possuem um “potencial duradouro” e “significância cultural” durante aquele período, segundo o dicionário o termo foi procurado mais de 100 vezes em relação ao ano passado.

O dicionário Collins, outro importante guia de palavras, também elegeu “greve do clima” como Palavra do Ano, o que mostra um aumento no reconhecimento mundial sobre a importância da luta pelo meio ambiente no ano de 2019. Nos últimos anos a situação climática tem sido um dos assuntos fundamentais debatidos entre ongs, ambientalistas e governos, as mudanças no clima do planeta e as consequências que ele vem gerando se tornou umas das principais preocupações do século XXI.

Segundo o dicionário Oxford, “emergência climática” pode ser definida como “uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis”. Assim a palavra urgente eleva o problema climático, que já vem sendo discutido há um tempo, como algo que precisa de soluções o mais rápido possível, ou seja, um problema que já não pode mais ser ignorado ou adiado.

Diante dessa nova urgência sobre o tema, o Clube Atlético de Tubarão, que desde de 2017 já assume o compromisso com ações mais sustentáveis, se tornou esse ano o primeiro representante da América Latina a integrar o grupo Sports for Climate Action. A associação é uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem o objetivo de engajar entidades esportivas no combate ao aquecimento global por meio da redução da emissão de gases de efeito estufa.

O pioneirismo do Clube destaca a cidade e o time para um maior envolvimento nas questões ambientais e integra uma importante participação na busca de melhorias para o meio ambiente. Para isso, a ONU aprovou um projeto de ações sustentáveis concebido pelo Tubarão que intenta reduzir os gases de efeito estufa emitidos pelo Clube. Ações como a substituição de combustíveis menos poluentes nos ônibus da equipe, instalações de placas de energia solar no seu estádio, além de palestras e workshops para a comunidade, são promessas do Atlético de Tubarão para apoiar a luta contra as mudanças climáticas.   

Leia mais sobre meio ambiente.

Deixe um comentário

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!