Os prejuízos do plástico no meio ambiente

Nessa segunda-feira, dia 11, um novo estudo publicado pela revista cientifica Proceedings da National Academy of Sciences, mostrou que microplásticos – como são chamadas minúsculas partículas de plástico – estão infestando as águas costeiras do Havaí. A pesquisa ainda aponta que o plástico está invadindo uma área de berçário de peixes da região, e que os filhotes que acabam ingerindo esse plástico, são peixes que futuramente irão servir de alimento para outros animais e para os humanos. A notícia torna ainda mais alarmante os prejuízos do plástico no meio ambiente e nos força e pensar em alternativas para diminuir o seu uso no nosso dia a dia.

Nos últimos anos a conscientização a respeito do uso e descarte do plástico tem encorajado mudanças de atitudes em relação a esse material que está presente de várias formas no nosso cotidiano. Dados apontam que, 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas no mundo desde de 1950. Atualmente, uma média de 60 quilos do material é utilizado por pessoa anualmente. Quando descartado, uma grande quantidade desse insumo tem como destino os mares, afetando drasticamente a vida dos organismos marinhos e interferindo na cadeia alimentar.

O impacto ambiental causado pelo plástico se tornou uma das maiores preocupações para cientistas, governos, organizações e ativistas do meio ambiente no mundo inteiro. Desde a sua produção, que envolve a extração e refinamento de petróleo, até o seu descarte, o plástico polui e agride excessivamente o meio ambiente. Sendo um dos materiais com o maior período de duração, podendo demorar mais de 100 anos para se degradar, o plástico além de ser de difícil compactação, acumulando grandes volumes de lixo que podem causar entupimentos de bueiros e dificultar a decomposição de lixos orgânicos, também possui o agravante de danificar o ecossistema marinho, causando a morte de animais e interferindo no ciclo reprodutivo de várias espécies.

Como diminuir o plástico no dia a dia?

Apesar da praticidade e alguns benefícios que os materiais plásticos podem oferecer a vida moderna, o impacto que eles causam ao meio ambiente tem feito com que cada vez mais pessoas adotem medidas para reduzir o seu uso. Uma das substituições mais populares e que aos poucos já está sendo implementada na rotina das pessoas, é o uso das ecobags, sacolas de pano ou de outros materiais, que não o plástico, na hora de fazer as compras. Além disso, a escolha por produtos e recipientes reutilizáveis tem se mostrado a melhor alternativa de evitar ou diminuir o uso plástico, um dos exemplos é a eliminação dos canudinhos plásticos que está sendo adotada por muitas empresas alimentícias, e que está levando o público a optar por canudos reutilizáveis. Por menores que sejam as ações, elas já são um começo de grandes passos em direção a uma vida com menos plásticos e um meio ambiente mais saudável.

Leia mais sobre a editoria de meio ambiente.

Deixe um comentário

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!