Economia reduz juros e cai para nono lugar em ranking

Após uma reunião do Comitê de Política Monetária do BC, conhecida também como Copom, foi divulgado uma pesquisa e constatou que o Brasil foi de oitavo para nono lugar no ranking de juros reais de todos os países do mundo. Isso aconteceu devido ao corte após a Selic, taxa básica da economia, reduzida em cerca de 5%.

Segundo a revista Veja, a Selic “é usada como referência para todas as outras taxas de juros do mercado e serve como instrumento de política monetária para controlar a inflação e estimular o consumo. Com a Selic alta, os juros tendem a ficar mais caros e desestimular o consumo. Já com a taxa baixa, o crédito pode ficar mais barato, estimulando compras e, assim, aquecendo a economia. ”.

Segundo Copom, em entrevista para a Revista Exame, a taxa básica da economia deve reduzir ainda este ano. No ranking, México ocupa o primeiro lugar, seguido de Índia, Malásia, Indonésia, Argentina, Rússia, Turquia, África do Sul e Brasil, com juros de 0,92%.

O Copom, avalia as necessidades da economia, como por exemplo, reformas e ajustes e enfatiza “que perseverar nesse processo é essencial para permitir a consolidação da queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia. ”

Para calcular a taxa de juros é utilizado o índice de Preços ao Consumidor Amplo, o Produto Interno Bruto (PIB) e além disso o cenário externo, para finalmente, chegar nestes números. Contudo, é importantíssimo enfatizar que o Brasil segue com grandes juros, taxas e ainda há muito para melhorar.

Deixe um comentário

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!