Saúde nacional entra em foco; falta de vacinas e outubro rosa

Saúde Municipal

O assunto saúde no município de Criciúma esteve em grande foco. Neste ano foi confirmado dois casos de meningocócica e uma morte, isso de acordo com o mais recente boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Os casos deixaram os pais em alerta, fazendo com que levassem seus filhos para vacinação contra a meningite tipo B. A vacina, que é apenas encontrada em clinicas particulares, possui o valor de R$ 500,00 cada. A pediatra infectologista Fernanda Almeida Lucca diz que não há motivo para pânico o tipo B tem pouco predomínio em Santa Catarina. “A meningo B, como é o caso, ela precisa inclusive de duas doses, dependendo da idade. E dependendo da idade, até três doses. Sempre que a gente puder fazer a vacina, melhor, isso previne. Mas não precisa essa correria”, afirma e pediatra.

Relembre os casos no link: https://jornalsul.com.br/suspeitas-de-meningite-em-criciuma/

Estadual

Já no cenário estadual da saúde os estoques da vacina pentavalente estão zerados nas principais cidades de Santa Catarina. Ela é responsável pela prevenção de cinco doenças em recém nascidos e deve ser aplicada em três doses nos primeiros seis meses de vida. Em falta há cerca de um mês, a distribuição pelo Ministério da Saúde (MS) só deverá ser retomada em novembro. A suspensão do fornecimento ocorreu por conta de reprovação de um lote comprado anteriormente em teste de qualidade feitos pela Anvisa. Em Florianópolis, nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS) conta com a imunização.

Nacional

No âmbito nacional o principal foco neste momento da área da saúde é o outubro rosa. Neste mês as mulheres podem marcar consultas sem pagar nada, como parte do projeto Doctoralia Solidária pela Saúde da Mulher. A iniciativa contempla 150 médicos e dentistas de diferentes regiões do Brasil que cederão parte do seu tempo a atendimentos voluntários. Os agendamentos não precisam se restringir a questões ligadas ao câncer de mama.

Os locais onde há ao menos um profissional envolvido na campanha são:

Alagoas: Maceió
Amazonas: Manaus
Bahia: Salvador
Ceará: Fortaleza
Distrito Federal: Brasília
Goiás: Anápolis e Goiânia
Minas Gerais: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Serrana e Uberlândia
Paraíba: Campina Grande e João Pessoa
Pernambuco: Recife
Paraná: Curitiba e Ponta Grossa
Rio de Janeiro: Niterói, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro
Roraima: Porto Velho
Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Santa Maria
Santa Catarina: Florianópolis
São Paulo: Barueri, Campinas, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo

Para encontrar seu médico, acesse o site da campanha e coloque a cidade onde você está e qual especialista precisa visitar. Se houver doutores disponíveis, clique no horário que deseja. Aí, não se esqueça de inserir no campo “Tipo de visita” a opção “consulta através da campanha Doctoralia Solidária”.

Deixe um comentário

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!