Rio Tubarão: O que é preciso fazer para reduzir a poluição?

Apesar da poluição e falta de saneamento básico adequado, o rio Tubarão apresenta indícios positivos de mudança nos últimos dez anos, e detém o privilégio de manter vida animal.

A água do Rio Tubarão não é potável, mas apresenta indícios positivos de mudança, O professor e médico veterinário Joares May conta que a qualidade melhorou bastante nos últimos 10 anos, mesmo sem vegetação ao redor.
“Tubarão não tem a mata auxiliar, que é a vegetação de borda, e isso é um impacto negativo, um pouco da vegetação que tem foi colocada após a enchente de 1974”.

Segundo dados do IBGE,41,5% dos municípios brasileiros afirmam possuir planos Municipais de Saneamento Básico elaborados, alguns regulamentados, outros não, os menores indicativos estão na região nordeste com 13% Paraíba, 14,1% em Pernambuco, e 14,6% nos municípios baianos.

Soluções para combater a poluição

Trazendo estes exemplos para Tubarão, Joares diz que deve ser feito um tratamento de esgoto residencial em todo o município, e também reduzir o uso de agrotóxico e de esgoto na agricultura e suinocultura da região, embora para ele ainda seja uma “utopia” de que isso venha a acontecer.

Apesar de toda a poluição, o Rio Tubarão detém o privilégio de manter vida, é lá que a fauna permanece como as capivaras e os peixes.
“A qualidade da água não é potável, pois a maioria dos dejetos vão pra lá. Apesar disso é um bom local para pesca, peixes, houve um tempo que havia lontra nesta região”. Afirma o professor.

Deixe um comentário

O lixo depois do Uni TSE derruba perfis de Carla Zambelli nas redes sociais. BrazilCore E-sports: O que são? Mulheres terão participação recorde nas eleições de 2022 Da monarquia ao parlamentarismo: um giro nas formas de governo ao redor do mundo. Uma mão na caneta e outra na terra A vida e a Morte da Rainha e o Novo Rei!